Como funciona o Marketing Médico?

Quando o assunto é a saúde das pessoas, sabemos que o principal objetivo é oferecer informação confiável. Porém, não podemos negar que a área da saúde abrange um mercado muito competitivo. Nesse cenário, a Inteligência de Marketing pode ser uma boa forma de ganhar visibilidade e consequentemente pacientes. Afinal, o marketing médico ajuda a criar autoridade para você (ou sua clínica), transformando seu conteúdo em uma referência para pesquisa.

É importante lembrar que, dentro dessa estratégia, é aconselhado incluir, além do investimento no conteúdo digital, uma verba destinada a melhoria estrutural do consultório (ou clínica) e dos profissionais envolvidos.

Por que devo investir em conteúdo?

Produzir conteúdo é uma ótima maneira de se posicionar como uma autoridade no assunto da sua área. Gerar engajamento com seu público-alvo e aumentar sua rede de contatos e potenciais pacientes, através da criação de conteúdo relevante, atrai, envolve e, principalmente, desenvolve valor para a audiência. Isso cria uma percepção positiva da sua área de atuação e gera mais demanda de pacientes.

Segundo o boletim da CONTENT TRENDS publicado no ano passado, o marketing de conteúdo traz 2,2 vezes mais visitas para sua página na web e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam. Pense nisso na próxima vez que for publicar algum texto nas redes sociais!

Como faço para divulgar meu nome na área médica?

O ponto de partida para obter resultados de destaque é estar bem inserido nas mídias sociais. Investir em um conteúdo direcionado, com assuntos relevantes, desenvolvendo periodicamente textos e artigos sobre temas que estão em destaque e dos quais o profissional tem total domínio e segurança para opinar são a melhor forma construir uma reputação dentro da rede.

Textos desenvolvidos por profissionais da saúde (artigos de blog) ou com sua participação e posicionamento sobre determinado tema são publicados e divulgados através de posts nas redes. Esse conteúdo será patrocinado no âmbito nacional ou de acordo com o objetivo a ser alcançado, tanto nas redes sociais mais usadas pelo público, quanto na Rede de Pesquisa do Google.

Quando disponível nas pesquisas do Google sobre o tema de interesse, o médico se torna uma fonte confiável de informação e cada novo assunto desenvolvido o faz alcançar posição de referência na área. A conseqüência é consistente, elevando sua credibilidade e a percepção do público, associada a excelência profissional. O resultado é o aumento gradativo da demanda de pacientes.